quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Trabalho Individual - Pedagogia Unopar - 3º Semestre

Currículo Escolar


Olá, professores estamos aqui para descrever especificidades sobre o currículo escolar.

 
O currículo é um terreno de produção e de política cultural, no qual os materiais existentes funcionam como matéria prima de criação e recriação e, sobretudo, de contestação e transgressão. O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno. Assim, é fácil perceber que a ideologia, cultura e poder nele configurados são determinantes no resultado educacional que se produzirá.
 

Currículo Real

 É o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
 

Currículo Oculto

 É o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.
 
 

Currículo prescrito

 
Atribuí à escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todo o território e para todos os alunos, construído para que o professor o execute da forma como veio estruturado.
Vídeo sobre a definição de um Currículo Escolar de qualidade.
video
 
 
Após o vídeo segue abaixo imagens de como é possível a escola desenvolver um currículo mais proxímo do aluno.
A interação social
Planejamento Coletivo da equipe escolar
 
O companheirismo entre professor e aluno.
 
E que a escola entende e atenda as necessidades particulares de seus alunos, e que respeite essa diferença entre seus alunos.
 
 

Para pensar e refletir

 
A escola é um espaço de diversidade cultural entre todos os participantes de sua efetivação seja ela direta ou indiretamente, dessa forma observe a imagem e veja as questões abaixo:
Como o currículo deve ser pensado na escola para que seja justo e vá de encontro com o meus alunos em suas subjetividades?
 
O currículo escolar é uma ferramenta de grande importância para a escola. Dessa forma, o professor é um fator decivo nesse processo visto que atua diretamente com os alunos. Assim, como eu como professor multiplicador posso intervir significativamente na construção desse CURRÍCULO ESCOLAR?
 
Quais fatores e aspectos devem ser prioridades na formação de um CurrículoEscolar?
 
 
Então professores essas são questões bem interessantes para se pensar e refletir assim, se alguem tiver alguma sugestão deixe seu recado aqui...
 
Att Bom estudo...
 
Lilzimary
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário